segunda-feira, 1 de julho de 2013

Qual é seu medo? Igor coleciona fobias, e busca as que sejam as mais estranhas



Qual é seu medo? Será que você também sofre de capnofobia? Esta foi uma das fobias que Igor Rafailov, paulistano residente no Recife, descobriu sofrer! Que chique?!?!


Dicionario de Fobias
Recife, Pernambuco (DINO) |
Mas quem é que não tem seu medo diferente? Igor quer saber.
Capnofobia é quem sofre nojo, aversão, repugnância a cigarros, fumaça de cigarro e fumantes, e Igor não sabia o nome exato esta fobia. Os pais de Igor Rafailov pais fumavam três maços de cigarro ao dia, e disso veio o trauma.

Em 2001 ao traduzir um texto do alemão para o português, começou sua “coleção” acidentalmente ao ler uma palavra desconhecida. Paternofobia? Pater o quê? Pesquisando alguns dicionários especializados e em diversos idiomas de psicologia, psiquiatria, psicanálise não encontrou resposta. Apelou e foi vasculhar na internet, e veio a resposta: paternofobia é a fobia a mulheres virgens, a meninas adolescentes.

Assim a “coleção” de fobias começou. Consultando o Dicionário de Sinônimos e Antônimos, de Houaiss, encontrou vinte e quatro significados para fobias. Entre elas como nojo, repugnância, medo, ojeriza e apavoramento. Mas existem significados ligados a ódio, insatisfação e humor.

Para colecionar os medos diferentes Igor, lançou a “Pesquisa de fobias em 2 minutos” pela internet. São oito perguntas e convida qualquer pessoa a escrever de medos dele, ou de pessoas que conhece.

Depoimentos como “de mulher grávida, que acho que vai parir naquele momento, na rua”, ou então “a minha mãe só lava cabelo na pia, e quando estou na casa dela. Nunca na ducha. Ou então vai para o salão” fazem parte de alguns depoimentos.

Igor convida todos a escreverem, e espalhar para quem possa enriquecer esta pesquisa. Clicando em http://bit.ly/18aWebc vai abrir um questionário no Google, com oito perguntas.

Algumas fobias que fazem parte da coleção:
abrilofobia - as mentiras pregadas no primeiro de abril.
agirofobia - 1 - de estar na rua. 2 - de atravessar a rua. 3 - de ser atropelado. Sinônimo de dromofobia.
altocelarofobia - 1 - de estar numa sala com teto alto. 2 - de estar em ambiente com pé direito elevado. 3 - de estar em catedrais, salões, teatros onde o teto é bem elevado.
anergofobia - (neol.) 1 - de perder o emprego. 2 - dos desempregados.
bienofobia - de contrair doença num vaso sanitário.
cacohidrofobia - 1 - de beber - 2 - de ser contaminado com água de má qualidade. - 3 - água de esgoto.
caloicagatofobia - (neol.) 1 - de ascender social ou profissionalmente. 2 - de pessoas da alta-sociedade.
CEOP-fobia - 1 - de estar junto com o CEO da empresa. - 2 - da autoridade do CEO.
claustrofobia da fama - 1 - de ser assediado pela imprensa e fãs. 2 - de perder a própria privacidade.
desatractifobia - das pessoas feias.
enissofobia - 1 - de sofrer crítica. 2 - de informar falta grave. 3 - cometer pecado. 4 - de ser criticado. Sinônimo de judicofobia e critcofobia. 5 - do fanatismo.
friendorfobia - de esquecer senhas ou logins.
luposlipafobia - de ser perseguido por lobos redor de uma mesa da cozinha, vestindo meias, sobre o piso de madeira e estar recém encerado.
nomofobia - 1 - de estar sem sinal de celular. 2 - de estar incomunicável por celular, “nomofobia” é uma abreviatura do anglicismo "No Mobile-Phone Phobia" (fobia de não ter celular/telefone móvel). A bateria estar descarregada ou estar em local sem sinal de cobertura.
ornitoseplofobia (neol.) - 1 - de ser atingido por fezes de pássaros. 2 - andar debaixo de fiação elétrica aérea ou arvores.

Igor criou algumas palavras mas de situações reais, como anergofobia (medo de ficar desempregado), ou a ornitoseplofobia (de ser alvo de fezes de pássaros).

Igor Rafailov vai divulgar a sua coleção através do Dicionário de Fobias. A 2ª edição vai ser editada pelo autor, e serão impressos na quantidade de pedidos pré-encomendados. Não vai estar nas livrarias.
@dicionariodefobias
- See more at: http://www.dino.com.br/releases/qual-e-seu-medo-igor-coleciona-fobias-e-busca-as-que-sejam-as-mais-estranhas-dino8907002131#sthash.bIvXMIwf.dpuf